quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Quarta-feira, 15 de Agosto de 2007

Rcnei!Eixo:linguagem oral e escrita!
Objetivos de 0 a 3 anosParticipar de variadas situações de comunicação oral;Interessar se pela leitura de histórias;Familiarizar se com a escrita por meios de livros, revistas, história em quadrinhos.Etc...
Conteúdos de 0 a 3 anos· Uso da linguagem oral para conversar, relatar suas vivencia e expressar desejos, vontades, necessidades.· Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos.· Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escritaObservação e manuseio de materiais impressos
Orientações DidáticasAs diversas situações cotidianas que o adulto fala com/ou perto da criança, permitem que a criança conheça e apropria-se do universo discursivo.O professor tem de manter sempre um diálogo com o bebê e criança.O adulto tem de utilizar a fala de maneira clara sem infantilizar ou imitar o jeito da criança.O Professor pode se apropriar de varias maneiras para estimular a linguagem em sala, através da música, do canto e a escuta de histórias.O professor pode orientar os pais, para compartilhar essa nova descoberta da criança em casa.O professor deve ampliar as condições da criança de manter-se no próprio texto falado. Para tanto, deve escutar a fala da criança, deixando-se desenvolver por ela.O professor pode funcionar como apoio ao desenvolvimento verbal das crianças.O professor tem um papel importante de “evocador” de lembranças.A tarefa da educação infantil é ampliar e ser continente da fala das crianças para que ela se torne competente como falante.
Avaliações de 0 a 3 anosA avaliação deve ser continua.Deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.A observação cuidadosa sobre cada criança e sobre o grupo.A expressividade do movimento e sua dimensão instrumental.Experiências prioritárias para a aprendizagem do movimento realizada pelas crianças.
Objetivos de 4 a 6 anosAmpliar suas possibilidades de comunicação e expressão.Familiarizar-se com a escrita por meio de livros, revistas e outros textos.Escutar textos lidos, pelo professor.Interessar-se por escrever palavras e textos.Reconhecer seu nome escrito.Escolher os livros para ler e apreciar.
Conteúdos de 4 a 6 anos· Falar e Escutar;· Práticas de Leitura;· Práticas de Escrita.
Orientações DidáticasAmbiente alfabetizador.Promover situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tenham a oportunidade de participar.Preparar convites para as reuniões de pais.Participação das crianças nos eventos de letramento.Práticas de textos de literatura geral e infantil.Escolha de um tema para trabalhar com projetos e objetivos
Avaliações de 4 a 6 anos· Participação de conversas, utilizam diferentes recursos necessários ao diálogo, interessando-se pela leitura e para ouvir histórias.· Ampliaram seu vocabulário, incorporando novas expressões e utilizando expressões de cortesia.· Na leitura, as crianças pedem para que o professor leia, fazem comentário sobre o que leram e escutaram, recomendam a leitura que os interessou aos companheiros.· Quanto a Pratica de escrita e de produção de textos, se interessam por escrever seu nome e o nome das outras pessoas.· Mesmo sem a exigência e que as crianças estejam alfabetizadas ao seis anos, todos os aspectos envolvidos no processo da alfabetização deve ser considerados.

Nenhum comentário: